Quantas aeronaves experimentais voam no pais? (Dados de
06/2007)
Atualmente conforme estatística da ANAC, na categoria
experimental temos voando 3078 aeronaves, assim distribuidas:
Para
informações atualizadas sobre o número de aeronaves experimentais, click neste
link
Observe na tabela acima, uma discrepância entre ultraleves e
aviões
experimentais.
Aviões experimentais são aeronaves que entre outras
caracteristicas, possuem peso superior a 750 kilos, e o tripulante deve
estar habilitado com uma licença no mínimo de PP (piloto
privado).
Os ultraleves entre outras caracteristicas, tiveram seu PMD (peso
máximo e decolagem) alterado para até 750 kilos. A maioria dos aviões
experimentais estão na categoria de ultraleves.
Atualmente temos mais de 70 aeronaves sendo contruidas por amadores e
a grande maioria ultraleves, que poderão ser pilotadas com habilitação de
CPD ou CPR (certificado de piloto desportivo ou de recreio)
Quantos pilotos voam essas aeronaves?
A maioria dos
pilotos são proprietários de suas aeronaves experimentais.
Portanto o numero
de pilotos deve estar próximo ao numero de aeronaves.
Onde posso obter mais informações sobre aviação
experimental?
O site da
ANAC (Agencia Nacional de Aviação Civil) fornece muitas informações
importantes sobre aviação experimental
Quantos importadores de kits experimentais atuam em territorio
nacional?
Não há especificamente importadores de kits. O DAC não
permite a comercio e importação neste setor.
O interessado deverá procurar um
despachante e providenciar a documentação necessária, para importar o kit que
após aprovação do COTAC terá redução nos impostos.
Qual o preco mais baixo de uma aeronave experimental? E o preço
mais alto?
Existem aeronaves contruidas pelos seus proprietáros e
prontas para voar, a partir de US$ 10.000,00. O valor mais alto depende do
modelo, avionics, motor, etc...
Quais subcategorias estao sob o guarda-chuva da aviação
experimental?
A Abraex está voltada mais para a construção amadora,
apesar de haver aeronaves homologadas que sofreram modificações
e se tornaram
experimentais.
Quais sao os modelos de aeronaves mais populares em cada
categoria?
A aeronave de construção amadora mais popular aqui no
Brasil é o KR2.
Usa madeira na sua construção, dois lugares e motor WV
convertido para uso aeronáutico.
O que e preciso para comprar e pilotar uma aeronave experimental?
Quais as exigencias?
A Abraex incentiva a construção amadora, mas vc
pode comprar uma aeronave pronta. Para pilotar existe escolas e aeroclubes que
formam pilotos de ultraleves.
As exigências são exame medico, curso
teórico e o mínimo de 15 horas de vôo para a licença CPD, 30 horas de vôo para
CPR.
Quais os principais propositos da aviação experimental no Brasil?
Para que os pilotos usam as aeronaves?
A Aviação experimental
incentiva o interessado a desenvolver suas
habilidades, principalmente
quem procede do aeromodelismo e aqueles que procuram o prazer de voar a custos
mais abaixos. As aeronaves são usadas exclusivamente para o lazer, sendo
proibido o seu uso para fins comerciais.
A aviacao experimental brasileira é segura? Por que?
A
avião experimental é usado por conta e risco próprio.
Se torna segura porque
o usuario do avião experimental é o proprietário, troca informações nas
associações, nos clubes e finais de semana, providência ou faz a própria
manutenção adequada e segue corretamente os procedimentos e técnicas consagradas
de manutenção e construção.
Quais as expectativas da Abraex para o futuro da aviação
experimental brasileira?
Esperamos crescer em nivel nacional, com o
aumento de diretores regionais e consequentemente o numero de sócios.
A
Abraex é uma entidade sem fins lucrativos constituida por uma diretoria dedicada
que se reune todas as terças feiras no Aeroclube de São Paulo para um bate
papo informal com os sócios, apoiando e incentivando no que for possível, o
desenvolvimento da nossa aviação.
Consultar os RBHA 37(construção) e 103A(habilitação) na seção
Legislação do site www.abraex.com.br